Escola Alvacir Vite Rossi - Excelência em Ensino

 


Hoje 2 alunos fazem aniversário! - Parabéns FELIPE e PEDRO

Filosofia Pedagógica


Filosofia pedagógica

Princípios ético-políticos – a Escola empenha-se na formação moral de seus alunos, proporcionando e dinamizando condições necessárias e adequadas para um trabalho onde os conceitos de solidariedade, justiça e respeito mútuo sejam compreendidos por eles como os maiores valores da dignidade humana.


Princípios epistemológicos – o conhecimento baseia-se numa reelaboração mental de informações que se traduzem em formas de ação sobre o mundo social. O seu acesso fácil e rápido impõe ao aluno dominar o conhecimento relevante de forma significativa, para acompanhar a evolução da nova sociedade e as mudanças que ocorrem no mundo. O aluno aprende a aprender, a acessar, processar e produzir informações, criar atitudes, hábitos e procedentes científicos, a interagir em grupo e a familiarizar-se com as diferentes tecnologias e linguagens.


Princípios didático-pedagógicos – a postura do professor como mediador na interação dos alunos entre si, o meio social e os objetos do conhecimento são de grande importância na aplicabilidade dos conhecimentos pedagógicos, pois são por seu intermédio que o aluno encontrará as ferramentas e os métodos sistematizados do conhecimento. O professor é o condutor do processo de aprendizagem, o grande incentivador dos alunos e deve estar voltado para o futuro. Ele se encontra ante a importância da tecnologia educacional e a preocupação com a solução dos problemas da transição formando indivíduos críticos, autônomos e ativos. O professor tem a consciência de que não há educação sem valores morais. A mesma deve transmitir virtudes à medida que ensina habilidades necessárias para se agir com eficácia, orientando para ações concretas e produtivas.